Curso online sobre "INTERVENCIÓN PSICOLÓGICA, SOCIAL Y EDUCATIVA EN PERSONAS LGBTIQ" | Instituto Universitario de Investigación para el Desarrollo Social Sostenible (INDESS); FUNDAE (Fundación Estatal para la Formación en el Empleo) e UNIVERSIDAD DE CADIZ. | De 17 de março e 25 de abril de 2023.
Saiba MaisEsta investigação propõe equacionar a relação entre a prática pedagógica e a teoria educacional, na ambição de reatualizar a justificativa da práxis fundamentada, centrada nos aprendizes e na desafiante dialética ciborgue com as máquinas. | Projeto de Pós-doutoramento em Educação, apresentado no (UIDEF) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Portugal (2023).
Saiba MaisEsta linha de pesquisa que tem como objetivo analisar na transversalidade práticas pedagógicas e mais especificamente, processos dialógicos que confluem para a coconstrução de conhecimento, através de atos contextualizados, engajados em problemas reais de estudantes e professores. Buscamos os fundamentos para um ativismo académico coconstruído no seio de uma cultura escolar não normativa, necessária ao empoderamento de todos os atores. Entre as questões educacionais visadas nesses atos de currículo estão necessariamente as abordagens à inclusão da diversidade sexual e de género. Torna-se necessário um olhar sobre as práticas pedagógicas desconstrutoras de padrões heteronormativos que levam à descontinuidade cultural face à matriz comum da escola, numa visão disruptiva, promotora de inovação pedagógica. Para desenvolver a pesquisa propõem-se análises etnográficas que possibilitem a produção documental escrita, acopladas ou não da metodologia do filme etnográfico. | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS | MARÇO DE 2022
Saiba MaisPROJETO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE ARTIVISMO ACADÉMICO PROBLEMATIZANDO A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÉNERO | OUTUBRO 2022 - OUTUBRO 2023 | PESQUISADORES: PAULO BRAZÃO (UMa), ANTENOR RITA GOMES (UNEB), SERGIO LUÍS SILVA (UNIRIO)
O livro resulta de um trabalho de pós-doutoramento em Educação, na especialidade de Educação e Diversidade (2022). Apresenta uma compilação de trabalhos sobre o conhecimento de conceitos de sexo e género demonstrado pelos ex-estudantes dos cursos de formação de professores, em duas universidades: Universidade da Madeira (UMa, Portugal) e Universidade Federal de Sergipe (UFS, Brasil). Não é a discussão sobre género que constitui a mudança de paradigma. É a possibilidade de, sob a lente da interseccionalidade, se conseguir desocultar poderes convencionados e desbloquear práticas pedagógicas que aproximem o ativismo social ao debate académico, ainda no início.
Saiba MaisREDE MOSAICO -REDE INTERNACIONAL DE AÇÃO EDUCATIVA EM CONTEXTO DIGITAL. Universidade da Madeira & Universidade do Estado da Bahia. (Início em outubro de 2021).
Saiba MaisO Dossiê temático “Alianças de gênero: contribuições para uma epistemologia feminista em educação” pretende explorar as várias dimensões que as epistemologias feministas e transfeministas nos oferecem para pensar e analisar a dinâmica das relações sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Organizadores: Alfrancio Ferreira Dias, Maria Helena Santana Cruz, Paulo Brazão, Ana Paula Leite Nascimento v. 1 n. 27 (2022): Revista Labor http://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor
Saiba MaisVOZES DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÉNERO, SUA RELAÇÃO COM A COEDUCAÇÃO E COM A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO COMPARATIVO NA UNIVERSIDADE DA MADEIRA (PT) E NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (BR)UM ESTUDO COMPARATIVO NA UNIVERSIDADE DA MADEIRA (PT) E NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (BR). (Início em março de 2020. Finalização em março de 2022.)
Saiba MaisNO RUMO AO NOMADISMO DIGITAL NA MÃO DOS PROJETOS ARGOS, AGORA UM PRIMEIRO: ARGONAUTAS DO SABER - UM OLHAR PÓS-CRÍTICO SOBRE A EDUCAÇÃO | BREVEMENTE NO CLUBHOUSE | PROJETO DESENHADO POR PAULO BRAZAO INVESTIGADOR SÉNIOR NA ÁREA CIENTÍFICA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA DO CIE-UMa.
Saiba Mais