O PROJETO - INSTALAÇÃO - SALA DO FUTURO
DESAFIA OS VISITANTES A SINTONIZAREM OS CINCO SENTIDOS QUE INTERLIGAM A PERCEÇÃO HUMANA INDIVIDUAL ÀS AÇÕES COLETIVAS NO MUNDO EXTERNO, SOCIAL. DEPOIS PROPÕE AOS VISITANTES QUE RECONSTRUAM A ESCOLA, ENQUADRADA NA SUA AÇÃO SOCIETAL |. PARA VER E PARTICIPAR BREVEMENTE NUM ESPAÇO HÍBRIDO.
SALA DO FUTURO
UM DESAFIO MULTISSENSORIAL NA EDUCAÇÃO E AÇÃO SOCIETAL
NOTA DE ABERTURA
A educação é um dos principais pilares do desenvolvimento humano e social. É através dela que construímos as bases para uma sociedade mais justa, inovadora e consciente. No entanto, o modelo educacional tradicional tem sido questionado por sua eficácia em preparar indivíduos para os desafios da sociedade moderna (Freire, 1970; Robinson, 2001). É nesse contexto que surge a proposta da "Sala do Futuro", um espaço que desafia os visitantes a sintonizarem os cinco sentidos que interligam a perceção humana individual às ações coletivas no mundo externo e social.
SINTONIZANDO OS CINCO SENTIDOS
A "Sala do Futuro" apresenta uma abordagem holística e multissensorial na educação. Segundo Gardner (1983), em Teoria das Inteligências Múltiplas, a aprendizagem não se desenvolve numa uma via única. O ser humano possui diferentes formas de inteligência que se manifestam através de variadas formas de perceção e ação no mundo. Integrar os cinco sentidos na experiência educacional potencializa o processo de aprendizagem, tornando-o mais significativo e memorável (Shams & Seitz, 2008).
AÇÃO COLETIVA E AÇÃO SOCIETAL
A "Sala do Futuro" não se limita a ser apenas um ambiente de aprendizagem individual. Ela propõe uma ligação direta entre a perceção humana e a ação coletiva. Como Putnam (2000) salienta, a construção do capital social e a participação cívica são cruciais para o desenvolvimento de qualquer sociedade. O espaço proposto busca envolver os visitantes em discussões e atividades que os levem a pensar criticamente sobre seu papel na sociedade e como suas ações afetam o coletivo.
RECONSTRUINDO A ESCOLA
Um dos aspetos mais inovadores da "Sala do Futuro" é permitir que os visitantes "reconstruam" a escola. Este é um exercício de empoderamento e autoria, alinhado com as ideias de Freire (1970) sobre a educação como prática da liberdade. A escola não é apenas um lugar de passagem, mas um espaço de vida, aprendizado e transformação social (Nussbaum, 2010). Portanto, dar voz aos visitantes para que participem ativamente na modelagem deste ambiente ativamos nos visitantes a conscientização de uma educação verdadeiramente democrática e inclusiva.
A instalação da "Sala do Futuro" perspetiva inovação pedagógica porque concetualiza uma mudança paradigmática na forma como entendemos e praticamos a educação. Ao desafiar os visitantes a sintonizarem os seus sentidos e pensarem criticamente sobre sua ação societal, este espaço tem o potencial de transformar não apenas indivíduos, mas toda a comunidade. O foco não está apenas na educação, mas em num futuro mais consciente, colaborativo e humano.
Referências
Freire, P. (1970). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gardner, H. (1983). Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books.
Nussbaum, M. (2010). Not For Profit: Why Democracy Needs the Humanities. Princeton: Princeton University Press.
Putnam, R. D. (2000). Bowling Alone: The Collapse and Revival of American Community. New York: Simon & Schuster.
Robinson, K. (2001). Out of Our Minds: Learning to be Creative. Oxford: Capstone Publishing.
Shams, L., & Seitz, A. R. (2008). Benefits of multisensory learning. Trends in Cognitive Sciences, 12*(11), 411-417.
__________________________________________________
OS CINCO SENTIDOS
CONSTRUÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
ACULTURAÇÃO BÁSICA
ACULTURAÇÃO SECUNDÁRIA
INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA
Transforme a sua sala num espaço futurista
com o Projeto de instalação da Sala do Futuro.
Desfrute dos benefícios de um ambiente
CONSTRUCIONISTA
LABORATÓRIO CRIATIVO DO CULT-VI - UNEB - JACOBINA - BR