Apresentação
O mundo reinventa-se a cada instante e faz passar os saberes por membranas abertas à complexidade, à colaboração e à criatividade. O conhecimento é local, contextual e simultaneamente híbrido, partilhado na rede, na interação e na experiência. Como podemos, habitar os espaços híbridos e experenciar outras pedagogias ?
Inspirados pela visão de arquitetos como Doris Kowaltowski, que nos ensina que a arquitetura é um programa pedagógico em si mesma, e por pioneiros como Seymour Papert, que nos mostrou que a aprendizagem mais poderosa acontece quando construímos coisas significativas, o ESPAÇO FUSIONAL propõe uma mudança, uma transformação, um Design Emergente, (David Cavallo) que brota do contexto, valoriza o conhecimento local e constrói-se em diálogo permanente com a comunidade.
O projeto é sobre sobre pessoas que criam ambientes, físicos, digitais, sociais e que inspiram a curiosidade, promovem a autonomia e celebram o talento de aprender. Um ecossistema dinâmico, com mobiliário que se adapta, paredes que se movem, tecnologias que se integram de forma invisível e intuitiva, servindo o propósito do desenvolvimento integral dos seres humanos.