SEMINÁRIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA II (2017-2018)


SEMINÁRIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA II (2017-2018)

Seminário da Prática Pedagógica II


A Prática Pedagógica II prepara o estudante para a entrada no mundo profissional. Aceitando o pressuposto que os educadores/professores aprendem nas instituições educativas a sua profissão numa diversidade relacional, e dada a complexa natureza do ato educativo e da profissão docente, pretende-se capacitar os estudantes estagiários para o exercício da profissão atendendo às dimensões profissional, social e ética, de forma a assegurar o desenvolvimento do ensino/aprendizagem numa perspectiva ecológica e o investimento progressivamente autónomo na sua formação, tendo em conta os descritores de Dublin.

Metodologia

Intervenção científico-pedagógica:

Esta disciplina pressupõe a utilização dos seguintes aspectos metodológicos:
 Pesquisa e selecção de informação; reflexão dos conteúdos das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e do Programa do 1º Ciclo do Ensino Básico e dos projectos dos estabelecimentos educativos; selecção de recursos para avaliação e caracterização de contextos educativos; elaboração, implementação e reflexão de projectos de sala e de planos de aula numa vertente de trabalho colaborativo com vista à resolução de problemas detectados; avaliação dos processos e dos produtos; Intervenção com a comunidade.

Trabalho com a comunidade educativa da instituição onde os educadores/professores estagiários ficaram colocados (i.e., trabalho com a família, com os elementos da equipa da instituição, com os colegas do seu núcleo de estágio ou com os mais próximos e com o meio envolvente).

Seminários

As aulas de Seminário (S) serão realizadas, através de sessões científico pedagógicas sob a forma de debates, reflexões conjuntas, apresentações temáticas relacionadas com o Estágio e Relatório. Para tal, serão desenvolvidos esforços no sentido de incluir, nestas aulas, convidados especialistas e/ou de reconhecido mérito profissional nas áreas de interesse para os estudantes estagiários.

Orientações Tutoriais

As Orientações Tutoriais (OT) serão realizadas com pequenos grupos de estudantes estagiários correspondentes aos Núcleos de Estágio. Nestas, serão dadas orientações científicas específicas nomeadamente para a elaboração do Relatório de Estágio.


Programa (2017-18) (pdf)


Formulário de avaliação
Autoavaliação (2017-18) (Ficha pdf)

Avaliação (2017-18) (Ficha pdf)


Produtos

Acção da Prática Pedagógica


Bibliografia geral

Cerisara, A. B. (2004). Em busca do ponto de vista das crianças nas pesquisas educacionais: primeiras aproximações.In M. J. Sarmento e A. B.Cerisara (Orgs.), Crianças e miúdos: Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação (pp. 35-54). Porto: ASA.
 Dahlberg, G., Moss, P. & Pence, A. (2003). Qualidade na educação da primeira infância. Perspectivas pós-modernas. Brasil: Artmed.
 Edwards, C. Gandini, L. & Forman, G. (1999). As cem linguagens da criança. Porto Alegre: ArtMed.
 Graue, M. & Walsh, J. (2003). Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Gulbenkian.
 Oliveira-Formosinho, J. (Org.) (2011). O espaço e o tempo na pedagogia-em-participação. Porto: Porto Editora.
 Oliveira-Formosinho, J. (org.) (2008). A escola vista pelas crianças. Porto: Porto Editora.
 Ministério da Educação (2007). Gestão do currículo na educação pré-escolar. In Circular nº17/DSDC/DEPEB/2007. Lisboa: Ministério da Educação - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
 Ministério da Educação (2010). Avaliação na educação pré-escolar: Procedimentos e práticas organizativas e pedagógicas na avaliação da educação pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
 Ministério da Educação (1997). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação – DEB – Núcleo de Educação Pré-Escolar.
 Ministério da Educação (1997). Qualidade e projecto na educação pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação – DEB – Núcleo de Educação Pré-Escolar.
 Pascal, C. & Bertram, T. (2009). Desenvolvendo a qualidade em parcerias. Lisboa: Ministério da Educação – DGIDC.
 Pascal, C. & Bertram, T. (2000). Desenvolvendo a qualidade em parcerias: nove estudos de caso. Porto : Porto Editora.
 Pollard, A. (2002). Readings for reflective teaching. London: Continuum.
 Portugal, G. (2010). Avaliação em educação pré-escolar. Porto: Porto Editora.
 Spodek, B. (org.) (2002). Manual de investigação em educação de infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
 Vasconcelos, T. (1997). Ao redor da mesa grande: a prática educativa de Ana. Colecção Infância: Porto Editora.

Bibliografia Auxiliar

Com o desenrolar da Unidade Curricular, os estagiários e orientadores supervisores irão complementar a bibliografia em conformidade com as necessidades que forem surgindo caso a caso.
 Relevamos a importância da utilização da bibliografia aconselhada durante a formação académica dos estagiários nos anos anteriores.~