DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÉNERO NA ACADEMIA

O livro resulta de um trabalho de pós-doutoramento em Educação, na especialidade de Educação e Diversidade (2022). Apresenta uma compilação de trabalhos sobre o conhecimento de conceitos de sexo e género demonstrado pelos ex-estudantes dos cursos de formação de professores, em duas universidades: Universidade da Madeira (UMa, Portugal) e Universidade Federal de Sergipe (UFS, Brasil). Não é a discussão sobre género que constitui a mudança de paradigma. É a possibilidade de, sob a lente da interseccionalidade, se conseguir desocultar poderes convencionados e desbloquear práticas pedagógicas que aproximem o ativismo social ao debate académico, ainda no início.

Saiba Mais

ATIVISMO QUEER EM QUESTÃO

Trabalho de pesquisa para o Congresso Maricorners Madrid, Espanha Maio de 2023

Saiba Mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, COEDUCAÇÃO E ATIVISMO ACADÉMICO

Esta linha de pesquisa tem como objetivo analisar práticas pedagógicas enquanto atos contextualizados, cujos processos dialógicos confluem para a coconstrução de conhecimento. Buscamos os fundamentos de um currículo enquanto cultura, com um olhar “desconstruído” e não normativo, necessário ao empoderamento dos atores no campo da educação. Entre as múltiplas questões educacionais visadas nesse ato político constam as abordagens à inclusão da diversidade sexual e de género. Torna-se necessário um olhar atento às práticas pedagógicas críticas, desconstrutoras de padrões heteronormativos, que produzem descontinuidade cultural face à matriz comum da escola, numa visão disruptiva, promotora de inovação pedagógica. | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS | MARÇO DE 2022 a MARÇO DE 2023

Saiba Mais

CULTURA POP, ATIVISMO VISUAL E ACADÉMICO SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÉNERO

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE ATIVISMO VISUAL E ACADÉMICO PROBLEMATIZANDO A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÉNERO | OUTUBRO 2022 - OUTUBRO 2023 | PESQUISADORES: PAULO BRAZÃO (UMa), ANTENOR RITA GOMES (UNEB), SERGIO LUÍS SILVA (UNIRIO)

Dossiê temático “Alianças de gênero: contribuições para uma epistemologia feminista em educação”

O Dossiê temático “Alianças de gênero: contribuições para uma epistemologia feminista em educação” pretende explorar as várias dimensões que as epistemologias feministas e transfeministas nos oferecem para pensar e analisar a dinâmica das relações sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Organizadores: Alfrancio Ferreira Dias, Maria Helena Santana Cruz, Paulo Brazão, Ana Paula Leite Nascimento v. 1 n. 27 (2022): Revista Labor http://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor

Saiba Mais

VOZES DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÉNERO, SUA RELAÇÃO COM A COEDUCAÇÃO E COM A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA (VEUDSG)

VOZES DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÉNERO, SUA RELAÇÃO COM A COEDUCAÇÃO E COM A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO COMPARATIVO NA UNIVERSIDADE DA MADEIRA (PT) E NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (BR)UM ESTUDO COMPARATIVO NA UNIVERSIDADE DA MADEIRA (PT) E NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (BR). (Início em março de 2020. Finalização em março de 2022.)

Saiba Mais

PROJETO REDE MOSAICO

REDE MOSAICO -REDE INTERNACIONAL DE AÇÃO EDUCATIVA EM CONTEXTO DIGITAL. Universidade da Madeira & Universidade do Estado da Bahia. (Início em outubro de 2021).

Saiba Mais

PROJETOS ARGOS: ARGONAUTAS DO SABER - UM OLHAR PÓS-CRÍTICO SOBRE A EDUCAÇÃO

NO RUMO AO NOMADISMO DIGITAL NA MÃO DOS PROJETOS ARGOS, AGORA UM PRIMEIRO: ARGONAUTAS DO SABER - UM OLHAR PÓS-CRÍTICO SOBRE A EDUCAÇÃO | BREVEMENTE NO CLUBHOUSE | PROJETO DESENHADO POR PAULO BRAZAO INVESTIGADOR SÉNIOR NA ÁREA CIENTÍFICA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA DO CIE-UMa.

Saiba Mais

MQE: UMA FERRAMENTA PARA A METANÁLISE QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO

MQE- Software para Investigação Qualitativa em Educação. (Produção e Desenvolvimento) (Universidade da Madeira, Universidade Federal de Sergipe, Universidade do Estado da Bahia & Universidade Federal de Alagoas).

Saiba Mais