CONFERÊNCIA “DES(A)FIAR A ESCOLA” 2019


CONFERÊNCIA “DES(A)FIAR A ESCOLA” 2019

A quarta edição da Conferência “Des(a)fiar a Escola” está agendada para dia 30 de abril, no Teatro Municipal Baltazar Dias, mantendo os objetivos de debater a escola, desafiando toda a comunidade educativa para esta reflexão, e dar visibilidade a diferentes experiências educativas que estejam a ser levadas a cabo no nosso território.

A temática central desta edição foca o empreendedorismo e cidadania nas diferentes abordagens dos/as convidados/as do Município do Funchal, que este ano inclui também os olhares dos/as mais novos/as.

Com uma manhã mais dedicada à cidadania, será possível conhecer as perspetivas de:

  • Jorge Teixeira, Vencedor do Global Teacher Prize Portugal em 2018,
  • Nelson Dias, Empreendedor em Democracia Participativa e Consultor do Banco Mundial,
  • Helena Ferro Gouveia, Jornalista e Especialista em Trauma de Guerra,
  • Paulo Brazão, Professor Auxiliar da Universidade da Madeira.

À tarde, será possível des(a)fiar dois projetos de educação para o empreendedorismo:

  • “Exploradores de Sonhos” e “Brincadores de Sonhos” do Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania da Universidade Aberta, através do olhar de Jacinto Jardim (Universidade Aberta) e dos/as professores/as que o implementam diariamente no Funchal,
  • Projeto da Instituição de Solidariedade Social Coração Delta, através das palavras de Dionísia Gomes e Carlos Pepê.

Este percurso não ficaria completo se não fosse possível conhecer as propostas e as perspetivas das crianças e jovens sobre a escola e o futuro. Este foi o desafio acolhido com entusiasmo por alunos/as de 10 escolas de 1º ciclo do Funchal, que irão apresentar “20 ideias para a escola do futuro”, e 5 jovens que convidarão a des(a)fiar o futuro.